Apoio ao produtor rural: Prefeitura de Nhamundá realiza vacinação de bovinos contra a brucelose

Nesta etapa, o município fez aquisição de 400 doses da vacina de brucelose.

A Prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria Produção e Abastecimento (SEMPROAB) realizou na última sexta-feira (18/02), a primeira etapa da ação de vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade.

Nesta etapa, o município fez aquisição de 400 doses da vacina de brucelose. Além da vacina, a Prefeitura disponibiliza também, de forma gratuita, o servidor capacitado para realizar a operação, gerando economia ao beneficiado e garantindo a saúde pública da população.

Beneficiado pelo programa, o produtor, Antenor Azevedo, 59, diz está satisfeito com a ação da Prefeitura. ‘É algo gratificante, nunca antes tínhamos visto essa parceria da prefeitura com o pequeno criador, parabéns a prefeita Marina, ao vice-prefeito Neto e a equipe da Secretaria de Produção, achei muito importante a iniciativa’, comentou.

A Brucelose é uma zoonose infectocontagiosa causada por bactérias que podem acometer os humanos, sendo transmitida pelo contato com fluídos (sangue, placenta, urina), mucosas dos animais infectados ou consumo de alimentos contaminados, como leite cru ou carne malpassada, entre outros. As bactérias alojam-se principalmente nas articulações, nos testículos e útero, podendo levar ao aborto em mulheres grávidas.

A vacinação contra brucelose faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina, que tem como objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças em bovídeos, visando à erradicação.