Adaf Nhamundá lança Campanha Amazonas sem Febre Aftosa

Dezenas de criadores participaram na manhã do último sábado (18/03), da abertura da campanha de vacinação Amazonas sem Febre Aftosa, realizado pela unidade local da Agência de defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), em parceria com a Prefeitura de Nhamundá. O evento foi realizado no Parque de Exposições Agropecuárias Militão Beré e contou com a presença de autoridades locais e pecuaristas.

Além dos criadores estiveram presentes a Prefeita Marina Pandolfo, vice-prefeito Neto Carvalho, o representante da Adaf Nhamundá, José Miranda, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Wendel Santos, a Fiscal Agropecuária Médica Veterinária, Roberta Fulco, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), o Secretário de Produção e Abastecimento de Nhamundá, Tarcísio Alfaia e vereadores.

Na oportunidade, a Prefeita também assinou requerimento solicitando à Adaf a autorização para a IV Feira Agropecuária de Nhamundá (EXPOANH), que será realizada em Maio, e saudou a fundação da Associação dos Pequenos Criadores de Nhamundá, além de sorteios de brindes doados por empresários parceiros e pela Prefeitura.

O responsável pelo escritório da Adaf em Nhamundá, José Miranda, avalia que o evento foi bastante produtivo. “Conseguimos passar informações a uma grande quantidade de produtores e garantimos, assim, credibilidade e confiança no fortalecimento da defesa agropecuária nessa região, uma vez que fazemos fronteira com o Estado do Pará”, disse Miranda.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença provocada por vírus que, diferentemente do que muitos pensam, não afeta apenas os bovinos, acometendo também animais como suínos, ovinos e caprinos. Os animais que apresentam febre aftosa desenvolvem sintomas como perda de peso, febre e surgimento de vesículas, erosões e úlceras.

A febre aftosa causa muito prejuízo econômico, afetando de maneira negativa a pecuária. Desencadeia problemas na produção de carne e leite, além de problemas com a comercialização de seus produtos e subprodutos.

Ascom / Prefeitura de Nhamundá