Nhamundá está no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Nhamundá (375km de Manaus) está inserido no novo Mapa do Turismo Brasileiro, o anúncio foi feito nesta segunda-feira (28/03) pelo Ministério do Turismo. A inclusão no novo Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa) foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtuc).

O Mapa tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios nele identificados. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) é a responsável por homologar as informações dos municípios inseridos no Sismapa.

A Secretária de Turismo e Cultura de Nhamundá, Kethleen Guerreiro, destaca a importância de entrar nas principais rotas turísticas brasileira.

‘Essa inserção é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que potencializem o turismo na nossa ilha. Hoje nós estamos no radar do governo federal pra receber investimentos, participações em emendas parlamentares e aptos a receber também capacitações e acesso as linhas de créditos específicas para os municípios e isso foi possível graças aos esforços da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho’, completa.

Para ingressar no novo mapa turístico, o município teve que atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.