Acessibilidade Ir para o menu: Alt+1 Ir para o conteúdo: Alt+2 Ir para a busca: Alt+3 Ir para o rodapé: Alt+4
Search
Close this search box.

Prefeitura de Nhamundá oferece mais de 30 implantes gratuitos de DIU para mulheres locais

Pensando no planejamento familiar, a Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza há mais de dois anos a implementação de Dispositivo Intrauterino (DIU) de forma gratuita no município. O intuito é diminuir os índices de gestação não planejada e reforçar as ações de relação sexual responsável.

O Dispositivo Intrauterino (DIU), é um método contraceptivo não-hormonal com eficácia de 99,2 a 99,8% além de ser reversivo, ou seja, quando a mulher desejar engravidar ela pode realizar a retirada do dispositivo, diferente de outro método como a laqueadura.

Os agendamentos com o ginecologista são realizados em datas informadas pela Secretaria de Saúde do município todo mês. A jovem Natália Souza, 21 anos, conta que conheceu o procedimento através da mãe e sugere a outras jovens e mulheres que não desejam engravidar de forma precoce ou não planejada a implementação do dispositivo. “Eu soube pela minha mãe, Ela usa também. Já sou mãe e com medo de engravidar de novo, minha mãe sugeriu que eu botasse o DIU, foi aí que fui até à UBS, fiz todos os exames, na primeira vez disseram que eu ainda não podia botar porque a minha filha ainda tinha pouco meses de nascida, com uns seis meses retornei a unidade de saúde, fiz o preventivo, estava tudo certo e então coloquei, de lá até hoje eu estou com ele, vou fazer dois anos agora em março”, comenta.

Natália destaca ainda a experiência após ter colocando o Dispositivo Intrauterino. “Pra mim foi uma experiência diferente e boa, melhorou muita coisa no meu corpo, até na minha vida, a minha menstruação regulou o volume de sangue e me sinto mais tranquila em não engravidar. Às vezes tem menina que pensa que na hora de manter relações sexuais causa incômodo ou insegurança, mas isso não é real. Foi uma experiência boa que eu não me arrependo de ter botado”, finalizou a jovem.

A Secretária de Saúde, Alcineia Fontes, destaca o trabalho que a Prefeitura de Nhamundá vem realizando na atenção primária, principalmente na implantação do DIU de forma gratuita às mulheres nhamundaenses. “A implementação do DIU é um procedimento que já vem sendo ofertado aqui nas UBSs de Nhamundá, com o nosso ginecologista Dr. Stefano Adorno. É um procedimento que o mundo todo já vem realizando e aqui no Brasil já temos pacientes que também já são adeptos a isso. Aqui no município de Nhamundá a gente vem realizando esse procedimento desde dois 2021 e, até hoje, nós já temos mais ou menos trinta pacientes beneficiadas com o procedimento”, ressalta a Secretária.

As mulheres interessadas em fazer o procedimento devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu domicílio para agendar consulta com enfermeira/médico, onde é possível realizar a coleta do preventivo/exames complementares e, se necessário, encaminhamento para médico especialista para avaliar a possibilidade de implantação do DIU. É importante ressaltar que, de forma pioneira, o município de Nhamundá é um dos poucos que oferecem esse serviço de forma gratuita.

Ascom – Prefeitura de Nhamundá

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Tumblr
Email

Notícias recentes

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!