Nhamundá é destaque em Fórum de Meio Ambiente no Amazonas

O município de Nhamundá, 375km de Manaus, foi destaque na 23ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes/AM), que aconteceu nos dias 15 e 16 de março de 2023, no Auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. O município foi representado pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, João Paulo Fonseca.

Durante o evento, foi apresentou o projeto de Coleta Seletiva desenvolvido no município, que recolhe diariamente das ruas centenas de matérias recicláveis com intuito de diminuir a destinação errada desses resíduos sólidos.

O programa Coleta Seletiva, criado pela Prefeitura de Nhamundá e realizado em parceria com a Associação Eco-reciclagem, completa esse mês de março, um ano de criação e já recolheu das ruas da cidade mais de 100 toneladas de materiais recicláveis, ou seja, 100 mil quilos de resíduos que ganharam uma nova destinação para reuso.

Implantado no dia 24 de março de 2022, o programa alcançou resultados positivos evitando que fossem enviadas para o aterro sanitário toneladas de resíduos. Durante esse um ano de execução, o projeto já esteve nas escolas, nas casas, comércios e até apresentado em seminários, como forma de expansão.

Após todo o sucesso do projeto, o município foi convidado para participar do Fórum e apresentar de que forma ele é desenvolvido na cidade. Segundo a presidente do Fórum, Jane Cresço, Nhamundá se tornou referência no Estado com o modelo de programa. “Esse programa [Coleta Seletiva] criado em Nhamundá, prova que é possível com compromisso e medidas eficazes implantar essa metodologia em outros municípios do Estado, minimizando consideravelmente os resíduos que vão para o aterro comum, contribuindo com o meio ambiente e a geração de renda de muitas famílias que trabalham diretamente com a reciclagem”, destacou Cresço.

Ascom / Prefeitura de Nhamundá