Marina Pandolfo inaugura escola e participa de festejos do Dia da Povos Indígenas na Aldeia Riozinho no Alto Nhamundá.

No dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira, 19/04, a Prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo, juntamente com o vice-prefeito Neto Carvalho, estiveram participando das comemorações e entregando a escola Municipal Indígena Riozinho, na aldeia Riozinho, Alto Nhamundá, para à população daquela comunidade.

O evento teve início às 8h, no “Mayá” (local onde são realizadas reuniões, comemorações e rituais) com a dança do Jacamin, que abriu as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, reunindo dezenas de moradores. Em seguida, deu início a entrega da nova escola da comunidade, com 5 salas, cozinha, banheiros e área de lazer. Representantes das aldeias próximas se fizeram presentes na inauguração.

Em seu discurso, a prefeita Marina Pandolfo, falou sobre a importância desse dia, de luta e resistência e do trabalho que está sendo desenvolvido para as comunidades indígenas. “A primeira vez que vim para a área indígena, foi bem antes de estar prefeita, trouxemos ações de Assistência Social para as comunidades, e desde então, o meu respeito, carinho e admiração pelos povos originários só aumentou. Estamos aqui, no dia dos Povos Indígenas, entregando essa nova escola para que seus filhos possam estudar com dignidade e conforto. Quero aqui reafirmar meu compromisso com vocês, de quanto estivermos prefeita e vice-prefeito de Nhamundá, nós não vamos soltar as mãos de vocês, assim como não soltaram a nossa quando mais precisamos do apoio, meu muito obrigado”, ressaltou Marina.

O coordenador da educação escolar indígena, Elizeu Hehtxo, agradeceu pela nova escola e parabenizou a gestão pelos trabalhos que estão sendo realizados na área indígena. “Estou muito feliz com a nova escola, agora, nossos pequenos terão mais conforto e comodidade para estudar. O espaço anterior, utilizado para o ensino das crianças, estava todo deteriorado, parede caindo, chão destruído. Com a construção dessa nova escola conseguimos desenvolver os trabalhos da educação indígena, quero aqui parabenizar a prefeita Marina Pandolfo e o vice-prefeito, neto Carvalho pelo olhar sensível que tem aos nossos povos”, destacou.

Alem da nova escola, os alunos e professores receberam novos fardamentos e materiais para a escola como freezer, fogão, mesas e carteiras. Após a inauguração, foi realizando sorteios de vários prêmios para os presentes. Além da Aldeia Riozinho, a Prefeita Marina esteve vistamos mais 11 aldeias, que faziam parte do percurso, conversando e ouvindo as demandas dos indígenas.

Ascom/Nhamundá