Nhamundá realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura para debater propostas e fortalecer cultura local

Com o objetivo de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural, a prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), realizou nos dias 29 e 30 de outubro a I Conferência Municipal de Cultura, que teve como tema central “Democracia e direito à cultura”.

A conferência abordou e discutiu seis eixos previstos na política nacional de cultura. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e ideias para enriquecer o cenário cultural da cidade, do estado e do país. Também foram eleitos os delegados que representarão Nhamundá na Conferência Estadual de Cultura, programada para novembro.

Estiveram compondo a mesa de autoridades o vice-prefeito Neto Carvalho, o representante do Poder Legislativo, Guilherme Txehkeku, a Secretária de Turismo e Cultura, Kethleen Guerreiro, representante do Conselho Tutelar, Antônio Carlos, a chefa de gabinete, Rosiane Ribeiro, o presidente da Associação dos Músicos, Éder Rocha e o professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Prof. Dr. Diego Omar, que palestrou sobre o tema central da Conferência.

A secretária de Cultura, Kethleen Guerreiro, comentou sobre esse marco na história de Nhamundá. “Pela primeira vez na história do nosso município, nós tivemos dois dias de imersão cultural, para debater e articular, nós governo e a sociedade, empenhados pra trabalhar juntos na construção de políticas públicas voltadas para o setor cultural. Foram dois dias debatendo seis eixos e foi muito significativo, nossa expectativa foi alcançada e depois ela foi ultrapassada, nós tivemos apresentações culturais, apresentações musicais que foi de grande valia, tivemos participação das escolas, das associações, músicos, dos artistas plásticos, dos artesãos, do conselho dos povos Hexkaryana, e toda a equipe da Secretaria de Cultura do município, e é claro tudo isso graças as condições que a prefeita Marina Pandolfo e o vice-prefeito Neto Carvalho tem nos dado. Hoje, a cultura do município de Nhamundá vive novos tempos e ela tem novos olhares”, destacou.

Um dos fazedores de cultura do município e também participante da Conferência, o cantor Éder Rocha, parabenizou pela iniciativa e agradeceu pela oportunidade de poder estar participando. “ O que a gente tem que falar, é parabenizar, a secretária, parabenizar a prefeita pelo incentivo que a gente vê que tem uma preocupação muito grande com a cultura, e reviver várias culturas que ficaram morta durante muito tempo em nosso município. Então, a gente fica muito feliz como representante da Associação dos Músicos, agradeço de coração o convite feito para a primeira conferência municipal e eu tenho certeza que após isso tudo aqui bons frutos serão colhidos”, ressaltou.

O dançarino do Corpo de Dança Nhamundá (CDN), Alexandre Feijo, destacou a importância da Conferência. “A 1° Conferência Municipal de Cultura que tivemos nesse dois dias foi de suma importância para nós artistas, dançarinos, pois nos trouxe informações muito além do que sabíamos e nos guiou para que futuramente, possamos continuar a investir nos artistas de nossa cidade, dando oportunidade para aqueles que dependem da arte. Foi maravilhoso, soubemos aproveitar cada momento”, comentou.