Prefeitura de Nhamundá realiza 2º jornada de cirurgias médicas

Durante o mutirão, estão sendo atendidos mais de 50 pacientes que estavam na fila de espera do Sisreg

A Prefeitura Municipal de Nhamundá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e equipe do Hospital Cel. Pedro Macêdo, realiza desde o dia 26 de abril, a 2º jornada de cirurgias médicas no município. Durante o mutirão, estão sendo atendidos mais de 50 pacientes que estavam na fila de espera do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg).

De acordo com o médico cirurgião, Dr. Humberto Fuertes, as cirurgias realizadas buscam atender os problemas de saúde com maiores demandas no município, viabilizadas, sobretudo, pelo apoio da prefeitura. “O trabalho da prefeita está sendo bem humanizado, porque para chegar até aqui no município é muito complicado, e pelo apoio da secretaria isso está sendo possível e está dando tudo certo até o momento”, disse.

Para o enfermeiro da unidade hospitalar, Messias Azevedo, que esteve participando das cirurgias, a iniciativa é de suma importância devido às dificuldades que os pacientes enfrentam para realizar os procedimentos cirúrgicos em outros municípios. “As pessoas não precisam mais viajar, a nossa logística fluvial é muito complicada. Tem o fator econômico, familiar, a questão de moradia. Se as pessoas estão conseguindo resolver esses problemas aqui em Nhamundá, fica mais viável e resolutiva para as pessoas”, afirmou Azevedo.

A Secretária de Saúde, Alcineia Fontes, afirma que o objetivo da jornada, além de resolver os problemas de saúde com maiores demandas, é poder zerar a fila de espera do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg). “No momento, estamos dando prioridade para as cirurgias de vesículas, hérnias, miomas e cistos sebáceos. Todos os pacientes passam por uma avaliação com o cirurgião e são encaminhados para as cirurgias. Toda avaliação é realizada e agendada na secretaria de saúde pelas nossas assistentes sociais. As cirurgias são organizadas e realizadas em nossa unidade hospital”, finalizou.