Nhamundá conquista 5 prêmios na V Mostra “Amazonas, aqui tem SUS”

O município foi premiado em 4 categorias que disputou e uma delas representará o Amazonas na Mostra Nacional de Porto Alegre

O município de Nhamundá, através da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conquistou na última sexta-feira (26) 5 prêmios na V Mostra “Amazonas, aqui tem SUS”. O evento que foi realizado na capital do estado, Manaus, destaca e reconhece experiências exitosas de trabalho dos municípios do estado Amazonas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na edição deste ano, a programação contou com a participação de 40 municípios do Amazonas e a inscrição de mais de 100 trabalhos. O município de Nhamundá apresentou 5 trabalhos, no qual 3 foram premiados nas categorias disputadas, 1 ganhou em duas delas e 1 foi concedido ao município como inovador. Todos os trabalhos já haviam passado, primeiramente, por uma etapa municipal, onde também foram definidos os profissionais da saúde que estiveram representando o município na etapa estadual, sendo eles: Enfermeira Fabíola Carvalho, Enfermeiro Tiago Gomes, Enfermeiro Milton Gama, Psicólogo Júlio Balbi e Fisioterapeuta Carolina Neves.

Para a Enfermeira Fabíola, uma das representantes de Nhamundá, a conquista dos prêmios é resultado do apoio que a Prefeitura e a Semsa oferecem ao trabalho dos profissionais da saúde no município. “A participação no evento é de suma importância e isso se faz com o apoio da gestão, onde podemos visualizar novos trabalhos, ter experiências e mostrar que em Nhamundá a saúde acontece e tem apoio em trabalhos que podem servir de inspirações a outros municípios”, afirmou Fabíola.

Dentre os trabalhos premiados, a experiência “⁠Caravana de reabilitação: serviços de fisioterapia ofertados em comunidades ribeirinhas de Nhamundá”, desenvolvido pela Fisioterapeuta Carolina Neves, representará o município e o estado do Amazonas na Mostra Nacional de Porto Alegre.

Confira a lista completa dos trabalhos premiados:

1 – Prêmio IdeiaSus: “Manobra de Heimlich: a capacitação dos profissionais que atuam no ensino infantil a salvarem vidas” (Enfermeiro Milton Gama).

2 – Prêmio de Melhor Região de Saúde: “Manobra de Heimlich: a capacitação dos profissionais que atuam no ensino infantil a salvarem vidas” (Enfermeiro Milton Gama).

3 – Prêmio Saúde Ribeirinha em Territórios Líquidos: “⁠Flor de tucumã: papanicolau humanizado e serviços e-Multi em horário ampliado às mulheres de Nhamundá” (Enfermeira Fabíola Carvalho).

4 – Prêmio Experiência Inovadora: “⁠Caravana de reabilitação: serviços de fisioterapia ofertados em comunidades ribeirinhas de Nhamundá” (Fisioterapeuta Carolina Neves).

5 – Prêmio Município Inovador