Prefeitura de Nhamundá realiza 4º mutirão de cirurgias ginecológicas

Cerca de 25 pacientes foram atendidas, o que zerou a fila de espera do Sisreg para os problemas de Prolapso Uterino no município

A Prefeitura Municipal de Nhamundá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou entre os dias 24 a 27 de Abril o 4º mutirão de cirurgias ginecológicas. Ao todo, cerca de 25 pacientes foram atendidas, o que zerou a fila de espera do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg) para os problemas de Prolapso Uterino no município.

De acordo com o Médico Ginecologista, Dr. Stéfano Adorno, a realização do 4º mutirão de cirurgias ginecológicas é um feito bastante aguardado pelas pacientes com problemas de Prolapso Uterino, sobretudo pelo custo e desafios enfrentados para a realização dessas cirurgias. “Essas cirurgias são complexas e de um custo bem elevado. Graças à prefeita Marina e o vice, nós estamos conseguindo executar aqui no município de forma gratuita e trazendo para à população daqui esse benefício sem ter que deslocá-los para Manaus”, disse. Ainda sobre isso, Adorno complementa: “Aqui em Nhamundá, a saúde da mulher é bem assistida, porque desde quando a prefeita assumiu, nós estamos fazendo um trabalho interessante, desde a atenção básica, assistência primária e agora secundária e terciária, conseguindo realizar, aqui, as cirurgias ginecológicas como um todo”.

Para Hilma Costa, paciente beneficiada com o mutirão, realizar a cirurgia para a retirada do cisto põe ao fim uma espera de anos para solucionar o problema que estava comprometendo a sua saúde. “Eu estava lutando há 5 anos pra tirar esse cisto. A primeira vez tentei tirar em Manaus, mas não consegui. Foi muito bom fazer aqui essa cirurgia de forma gratuita, ter vindo pra minha terra para poder fazer”, disse.
Todas as cirurgias foram realizadas com êxito e dentro do esperado. Além da presença dos médicos ginecologistas e anestesistas, também contou com a participação e apoio de técnicos de enfermagem da Unidade Hospitalar de Nhamundá e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.