Alunos da rede municipal de Nhamundá participam de Seminário de Educação em Manaus

Os alunos Jael de Azevedo dos Reis, 11, Filipe Alfaia da Costa, 15, e Lucas Conceição dos Reis, 13 anos, 6° e 9° ano, respectivamente, da Escola Municipal Vereador Sebastião Andrade Machado, na comunidade do Curiá, estão em Manaus participando do XXI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (SEINPE), que acontece de 16 à 18 de agosto, na Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM.

Os alunos levaram para o Seminário os projetos de pesquisa que tem como tema “O uso de jogos lúdicos como estratégia didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do campo” e o projeto “Ensino de ciências e o uso dos recursos tecnológicos: experiências em uma escola da zona rural do município de Nhamundá, Amazonas”, sob responsabilidade dos professores Clailson Santos e Gilsiane Alfaia.

A apresentação foi em formato de banners ao público que esteve presente no evento .

O professor Clailson Santos comenta que a participação no evento surgiu após um convite da organização do Seinpe. “Como eu sempre participo de simpósios, seminários e de congressos, eu já sou vinculado a esses eventos que acontecem dentro das universidades, tanto da UEA, quanto da UFAM. Então, surgiu a oportunidade do Seinpe, por nossa escola ser da zona rural e desenvolver projetos integradores, como projetos de pesquisa do campo, recebemos o convite para trazer os trabalhos relacionados a essa temáticas, no qual nós tivemos três trabalhos aprovados e pudemos estar aqui representando Nhamundá no seminário de educação”, destacou.

O evento

De acordo com o site do evento, o SEINPE vem traçando uma tradição no estado do Amazonas, desde 1999, na direção da promoção de um amplo diálogo sobre as questões educacionais e a agenda de pesquisa que têm se desenhado nos cenários local, nacional e internacional nas duas últimas décadas.

Os docentes, pesquisadores e discentes da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), protagonizam há vinte edições o encontro entre diferentes atores educativos e escolares, propiciando trocas constantes de experiências, ideias e resultados de pesquisas que, por sua vez, expressam e fortalecem o pensamento educacional que vem sendo desenvolvido na região.

Nesta edição o evento passa a ter status internacional, buscando construir diálogos com a pesquisa em educação com diversos atores de realidades distintas, buscando contribuir para a troca de experiências com a coletividade e enriquecendo a pesquisa em educação na Amazônia.