Operação Estiagem: Mais de 1000 famílias recebem ajuda humanitária da Prefeitura de Nhamundá

O vice-prefeito Neto Carvalho, juntamente com a equipe da Defesa Civil local, deu início na última terça-feira (07/11), a Operação Estiagem, levando cestas básicas e água potável à população ribeirinha atingida pela seca na região. A ação de ajuda humanitária é integrada pela Prefeitura de Nhamundá, Governo do Amazonas e Governo Federal.

Nessa primeira semana, mais de 1000 famílias foram beneficiadas com a ajuda. De acordo com o vice-prefeito, a demora para a chegada das cestas básicas se deu por conta de Nhamundá ser um dos últimos municípios a decretarem situação de emergência.

“Pedimos desculpas à população nhamundaense pela demora, fomos um dos últimos a decretar situação de emergência, tivemos que seguir todas as exigências dos órgãos competentes para que pudéssemos conseguir esses recursos e hoje estar aqui, trazendo ajuda aos nossos ribeirinhos que tanto necessitam nesse momento difícil”, ressaltou.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos ribeirinhos é a logística, por conta da severa seca dos rios e a fumaça intensa, muitos necessitam sair das comunidades e andar por mais de 3h para chegar às margens dos rios.

As equipes da prefeitura, por meio da Defesa Civil local, tem trabalhado, diuturnamente, abastecendo as embarcações que levam os mantimentos para ancorar em áreas que fiquem mais próximas às comunidades. Depois, pequenos botes são abastecidos, de acordo com o número de moradores.

Dona Lídia Fernandes, moradora da comunidade do Corocoró agradeceu pela ajuda recebida. “Agradeço a Deus e vocês, da prefeitura, estávamos esperando por essa ajuda, ainda bem que veio, vai ajudar muito nesse momento que estamos passando”, comentou.