Mais de 90 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natura em Nhamundá (AM)

Os moradores da comunidade de São Sebastião do Corocoró, zona rural de Nhamundá (AM), 380 KM de Manaus, realizaram na manhã deste sábado (02/03), a soltura de mais de 90 mil filhotes de quelônios, o maior número em 15 anos de projeto. A soltura foi realizada na Praia da Ilha da Coroa, em frente a comunidade e contou com participação da prefeita Marina Pandolfo, do vice-prefeito Neto Carvalho, secretário de Meio Ambiente João Paulo Fonseca, vereadores e comunitários.

O Projeto Manejo Sustentável de Quelônios é realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e idealizado por voluntários da Associação Corocoró Ambiental, visando garantir o aumento da população de reptéis na região.

O momento foi histórico para os moradores da localidade que, com o apoio da prefeitura, o projeto tem se desenvolvido cada vez mais, aumentando o número de animais devolvidos a natureza. Em 2021, ano em que a gestão municipal entrou com apoio, foram 25 mil filhotes soltos no rio, fato foi relembrado com carinho pelo coordenador voluntário, Pedro de Sá Santarém, 62 anos.

“O projeto vem crescendo a cada ano, somos 9 pessoas envolvidas diretamente, em 2021 foram 25 mil, em 4 anos esse número subiu significativamente, chegando a mais de 90 mil esse ano, agradecemos muito ao apoio da prefeitura, em nome da Prefeita Marina Pandolfo, que desde o início sua gestão tem colaborado com a gente para que pudéssemos executar o projeto, nos dando condições de trabalho, e claro, o nosso amor pelo projeto e pelos quelônios, isso que nos dá força para continuarmos trabalhando”, comentou Pedro.

Os animais foram soltos após meses de trabalho realizados em etapas que envolvem a coletar dos ovos, deixá-los em uma chocadeira artificial construída pela própria comunidade e, após o nascimento, cuidar para que os filhotes se desenvolvam em tanques com água até atingir o tamanho necessário para voltar à natureza com mais segurança.

A prefeita Marina Pandolfo destaca o novo recorde de répteis soltos e comenta com felicidade a participação na ação. “Esse ano estamos batendo mais uma vez o recorde de quelônios devolvidos no seu habitat natural, com mais de 90 mil filhotes. Desde o primeiro ano de nossa gestão estamos dando apoio ao projeto, e de lá pra cá, a cada ano que passa tem aumentando significativamente o número de filhotes. Hoje, ver esse quantitativo e a visibilidade que o projeto e a comunidade ganhou é gratificante, não apenas pela questão da sustentabilidade e preservação, mas principalmente por que a gente reconhece a comunidade como maior incentivadora do projeto, o que é de suma importância”, ressaltou.