Prefeitura de Nhamundá entrega embarcação mobiliada para as comunidades indígenas

Além da embarcação, foram entregues duas motocar para ajudar no transporte e escoamento dos produtos até a cidade

A Prefeitura Municipal de Nhamundá, através da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho, entregaram na manhã desta quarta-feira (13/03) a tão sonhada embarcação para os indígenas Hixkaryana, etnia que habita a região do Alto Nhamundá. Além da embarcação, foram entregues duas motocar para ajudar no escoamento dos produtos até a cidade.

De acordo com a prefeita do município, Marina Pandolfo, a entrega representa a realização de um sonho para os povos dessas comunidades que há muito tempo enfrentavam a dificuldade de transporte e escoamento de produtos na região onde moram, mas nunca haviam sido atendidos. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós, o dia em que estamos entregando uma embarcação para os nossos amigos Hixkaryanas, povo este que ficou por tantos anos esquecidos, e que desde o início da nossa gestão nós temos desenvolvido um trabalho voltado a uma melhor qualidade de vida daquela população”, ressaltou Marina.

Para o cacique da aldeia Jutai, Evandro Yeran, o momento é histórico para às populações indígenas do município e demonstra a sensibilidade que a gestão de Marina e Neto vem tendo com o povo Hixkaryana. “Neste momento feliz, estamos recebendo a embarcação motorizada que vai beneficiar a nossa população, principalmente os produtores que vinham há muitos anos reivindicando ter um escoamento de produção e agora o nosso pedido foi aceito”, afirmou o Cacique.

Ainda na ocasião, a prefeita e as lideranças indígenas aproveitaram o momento e agradeceram também o senador Plínio Valério, responsável pelo repasse financeiro para a compra da embarcação e demais produtos. “Sem o apoio do senador Plínio Valério seria impossível estarmos fazendo hoje essa entrega. Muito obrigada, senador, e viva os povos Hixkaryanas”, finalizou.